Bem vindo aos Açores         Sobre nós         Passeios       P. Pedestres        Comentários/Galeria         Contatos 

       Bem vindo aos Açores 

 Geografia. O arquipélago dos Açores fica situado no Oceânico Atlântico entre Europa e America do Norte

As ilhas dos Açores estão divididas em três grupos: o Grupo Oriental, com Santa   Maria e São Miguel; o Grupo Central, com Terceira, Graciosa, São jorge, Pico e Faial; o Grupo Ocidental, com Flores e Corvo.

Getting to the Azores, International Airline is SATA that operates several daily flights from Lisbon and Oporto in mainland Portugal to Ponta Delgada (São Miguel Island), and runs interconnecting flights between the islands.

O tempo de voo aproximado entre Lisboa/Portugal e Ponta delgada é de 2 horas.

Clima. Nos Açores as temperaturas são bem equilibradas. beneficia de um clima marítimo temperado com Invernos muito suaves. O pior dia de Inverno pode ser interrompido por algumas maravilhosas horas de Sol.  

A media de temperaturas varia entre 11 e 25 gaus Célcios dependente da altura do Ano.

A temperatura da água do Mar é também muito suave, varia entre 16ºC no Inverno e 23ºC nos meses de Verão. 

Vestuário aconselhado: Roupa de meia estação será a melhor opção, as temperaturas são suaves durante todo o Ano.

 Flora e Fauna. A flora dos Açores é uma das mais interessantes da Europa. Cerca de sessenta plantas são exclusivas dos Açores.

Nos Açores encontra variadíssimas especies iguais a muitos outros sítios mas também encontra muitas especies que se adaptaram e que se desenvolverem em especies completamente diferentes e únicas. 

No ano de 1870, deu-se início à plantação do chá na ilha de São Miguel, assim como a cultura do ananás em estufas. E há ainda o bambu chinês, as estrelícias, as cameleiras, os hibiscos, as azáleas e claro a flor emblemática dos Açores a hortênsia  

A lenda conta que o nome dos Açores foi dado ao arquipélago pelos seus descobridores que tomaram por açores as aves de rapina aqui tão abundantes que  na verdade eram milhafres.

Os Açores localizados entre América do norte e a Europa são um local de paragem natural das aves migratórias, as ilhas têm sido enriquecidas por algumas destas criaturas. O Priolo é uma ave que se pensava estar extinta mas foi na ilha de São Miguel na parte nordeste que esta especie sobreviveu.

A zona marítima dos Açores são uma das áreas mais ricas do Oceano Atlântico e oferece um dos melhores habitats do mundo para mamíferos marinhos com mais de 20 espécies identificadas.

 Cinco séculos de História. Os Açores foram descobertos em 1427 por Diogo Silves. Se o descobrimento dos Açores foi obra do acaso , já o mesmo não se pode dizer do seu povoamento. E isto porque,pela sua  situação geo-estratégica, estas ilhas eram necessárias ao poder central por três ordens de razões: para a produção de cereais: como base de apoio logístico à navegação - escalas, escoltas, abrigos, refresco, hospital, reparações, etc.

Os primeiros povoadores são sobretudo originários da províncias meridionais de Portugal. Seguem-se-lhe povoadores Flamengos.

A cultura do trigo assumir-se-ia, desde logo, como uma das atividades mais importantes dos Açores e assim se manteria até ao século XVIII.

Os Açores ofereciam um ponto de escala ideal para as expedições aventureiras nas águas incertas do Atlântico. Desde sempre os mares dos Açores estão infestadas de piratas e corsários, que lançam o pânico entre as populações insulares. Um grande número de fortalezas lembra hoje essa época de terror.

A alma empreendedora do povo Açoriano, conjugada com a importante posição estratégica do arquipelago, levam os Açores a desempenhar papel de destaque na história do mundo.

A emigração. Por razões de ordem sócio econômica  a emigração açoriana para terras da América foi (e ainda é) uma realidade.

Terão sido os próprios norte americanos a impulsionar a emigração açoriana para o seu país. Tudo começou por volta de 1765, aquando da primeira chegada aos Açores - especialmente ao Faial e Pico - de navios baleeiros americanos. Quinze anos depois, o arquipélago já lhes fornecia tripulação experiente, os baleeiros da terra.

De 1891 a 1920, emigraram 43.659 açorianos para América do Norte. Um novo máximo seria marcado com o eclodir do Vulcão dos Capelinhos. No período em que esteve em atividade, de 27 de Setembro de 1957 a 25 Outubro de 1958.

O quadro "Os imigrantes" do pintor Domingos Rebelo, uma das pinturas mais conhecidas. 

 Manifestações religiosas. Os açorianos são profundamente religiosos e maioritariamente católicos. Deus é presença em todo o acto de vida do açoriano.

Há, nos Açores, duas grandes manifestações religiosas  uma institucional, regrada e dirigida pela hierarquia eclesiástica  manifestando-se pública  e ostensivamente; a outra, popular, espontânea e profana. 

A processação do Santo Cristo dos Milagres é a maior manifestação religiosa dos Açores. Toda a área em volta da igreja e a própria é decorada com milhares de lampadas.

Romeiros de São Miguel é uma velha tradição que consiste em andar á volta da ilha como sinal de penitencia. Os romeiros durante a sua caminhada param em todas as igrejas e capelas para rezar.

 Gastronomia.

A situação geográfica, o clima e a enorme riqueza em recursos naturais explicam a diversidade da cozinha açoriana: sopas suculentas, marisco e peixes muito frescos, boa carne e uma variada gama de apetitosos doces regionais. 

As velhas receitas tradicionais manténs-se em pratos apetitosos e suculentos  como o caldo azedo, couves solteiras, os fervedouros, o polvo guisado em vinho de cheiro, os torresmos em molho de fígado, o cozido das furnas em que a carne e legumes são cozidos no calor da própria terra, em locais onde o geotermismo se manifesta à superfície.

 Observação de baleias e golfinhos nos Açores.

Os Açores são hoje considerados o melhor destino para observação de cetáceos a nível mundial.

O arquipélago dos Açores constitui uma importante área de ocorrência de várias espécies de cetáceos. Das cerca de 81 espécies até hoje identificadas mundialmente, 24 destas estão atualmente confirmadas em águas Açorianas.

A distribuição está relacionada com a abundancia e localização das presas. No arquipélago dos Açores podemos observar cerca de 24 espécies de cetáceos.

No início da Primavera e fins de Outono, podemos observar algumas baleias de barbas, tal como, Baleia Azul, Baleia Boreal, Baleia Anã, Baleia de Bossas e Baleia Comum.

O Cachalote é sem duvida a baleia mais observada no arquipélago dos Açores.

O cachalote é um dos maiores cetáceos atualmente existentes e a maior das baleias de dentes, podendo atingir 18 a 20 metros de comprimento. As fêmeas e crias vivem tipicamente em grupos de reprodução compostos por 20 a 25 indivíduos. A sua alimentação é feita à base de lulas de grandes dimensões

De todas as espécies de golfinhos avistáveis nos Açores, o Golfinho Comum, o Roaz Corvineiro e o Grampo são as mais avistadas. Durante todo o Ano podemos avistar o Golfinho Comum.

Cada viagem de observação de cetáceos nos Açores é, para os seus passageiros , uma viagem repleta de surpresas.

A atividade de observação de cetáceos nos Açores, tem sofrido um rápido crescimento, existindo cada vez mais empresas especializadas nesta atividade, e cada vez mais pessoas à procura destas experiencia única.

O cachalote tornou-se o simbolo do turismo dos Açores.